Biblioteca


Download
A desinformação na pandemia

A actual infodemia foi ocupada pela desinformação, mentiras perigosas que podem matar. São uma tempestade perfeita, uma pandemia paralela.
Neste livro, fique ainda a conhecer como foram os primeiros dias do “pandemónio da pandemia” – um semestre, na realidade -, os resultados da falta de uma “informação autoritária” e de autoridades credíveis que cederam espaço ao triunfo das teorias da conspiração.
Finalmente, uma questão que se impõe: e o que aconteceu em Portugal?

Patrocínio

Download
State of Hate 2020

Este documento actualiza a ameaça da extrema direita na Grã-Bretanha, revelando como há razões para ter esperança mas, infelizmente, também muitos receios. “A face do ódio mudou e, sem dúvida, mudará novamente no futuro”, escreve-se.
É um contributo sustentado por várias edições e acompanhamento destes movimentos, que poderá ajudar no debate nacional porque “a extrema direita é uma ameaça globalizada”.

Download
Mediactive

Dan Gillmor quer “actualizar-nos” para “que incentivemos os media a darem melhor informação para nos ajudarem a aprender a exigir melhor informação. E ele quer que participemos como criadores”, a caminho de uma maior literacia mediática.

Download
The State of Open Data: Histories and Horizons

Como é que as “iniciativas de dados abertos responderão às novas preocupações sobre privacidade, inclusão e inteligência artificial? E o que podemos aprender da última década para gerar impacto onde ele é mais necessário”?

Download
The Virtual Community

A partir da WELL, Howard Rheingold descobriu a Usenet, as subculturas dos MUDs e dos canais de IRC, as BBSs, “mailing lists” e “e-journals”. Na realidade, “webs de relações pessoais no ciberespaço” – como as redes sociais actuais.

Download
The Oxygen of Amplification: Better Practices for Reporting on Extremists, Antagonists, and Manipulators Online

Saber mais dos “trolls” da Internet, das teorias da conspiração ou das redes de nacionalistas brancos durante e após as eleições presidenciais norte-americanas de 2016 é o objectivo desta obra, que vale uma leitura antes das eleições marcadas para Novembro próximo nos EUA.

Download
Tools for Thought: The History and Future of Mind-expanding Technology

Este “exercício em futurismo retrospectivo” de Howard Rheingold tentou mostrar como seriam os anos 1990 e serve para repor a “história real” de jovens – como Steve Jobs – que alegavam criar indústrias tecnológicas nas garagens de Silicon Valley. Isto porque “não se pode entender para onde vai a tecnologia amplificadora da mente sem entender de onde ela vem”, como escreve Rheingold.

Download
The Future of the Internet – And How to Stop It

“Não conheço nenhum livro que fale mais poderosa e directamente sobre as questões mais importantes que o futuro da Internet enfrenta. Não consigo imaginar um livro que falasse com todos de forma mais clara e simples. Não é preciso saber nada sobre computadores ou a Internet para ser inspirado por este livro. Precisamos muito mais do que especialistas em computadores e Internet para a preservar”.

Download
Twitter for Scientists

“O Twitter pode oferecer oportunidades extraordinárias para os cientistas, independentemente da sua antiguidade, mentoria ou instituição. Ao contribuir activamente para o Twitter, mantive-me actualizado com os métodos emergentes, abriram-se várias portas para colaborações de investigação e fui apresentado a uma comunidade solidária de cientistas com ideias semelhantes. Mais importante, tive um ‘feedback’ valioso sobre o meu trabalho e pude partilhar a minha investigação com pessoas que de outra forma não a teriam visto. De facto, se não fosse o Twitter, acho que não estaria na academia”, explica o autor.

Economics in the Age of COVID-19Download

Economics in the Age of COVID-19

Este “guia para a economia pandémica”, uma “leitura essencial sobre as implicações a longo prazo da nossa crise actual”, é da autoria do economista Joshua Gans, em participação colaborativa. Ele “afasta-se do caos a curto prazo para ter uma visão clara e sistemática de como as escolhas económicas estão a ser feitas em resposta ao COVID-19”. Gans “mostra que conter o vírus e suspender a economia – sem deixar as empresas falir e as pessoas perderem o emprego – são os primeiros passos necessários”.

  

Download

EFF’s Guide to Digital Rights During the Pandemic

Abordagens aos direitos digitais numa pandemia apontados pela Electronic Frontier Foundation num livro em cinco secções: Vigilância, Liberdade de Expressão, Transparência Governamental, Inovação e Viver Mais Online.

  

ContentMarketingHandbookDownload

The Content Marketing Handbook

“O livro é sobre três coisas. Como criar conteúdo. Como disseminar conteúdo. E como fazer isso se não se tem muitos recursos. Baseia-se inteiramente na nossa experiência na Priceonomics”.

  

imagem-4
Download

O Estado da Internet 2020

Este livro analisa casos de fronteira do que é feito com os dados. Para o bem ou para o mal, o seu crescimento tem sido monumental. Mas, entre a evolução técnica e a governação da Internet, como se chegou aqui?


Patrocínio