Biblioteca


Download
Privacidad, transparencia y éticas renovadas

“A privacidade é uma invenção humana, uma construção social, e mudou muito rapidamente nos últimos anos, graças às transformações culturais derivadas dos avanços tecnológicos. A comunidade académica acompanha estas transformações, tratando de documentar tanto a erosão do conceito como a adesão complacente das pessoas comuns em abdicar dos seus círculos mais íntimos”, escreve-se num livro que reúne textos do Simpósio Privacidad, Transparencia y Éticas Renovadas.

Download
E se…? Cenários para 2021. Futuros para 2024

E se, no próximo ano, um submarino estrangeiro fosse atacado em território da União Europeia ou um país criasse de propósito resíduos espaciais para afectar as nações mais tecnológicas? Ou se o Sol pudesse levar a uma ciberguerra? E poderá o futebol ser o rastilho para desencadear uma nova Primavera Árabe?
Em 2024, poderá a Europa estabelecer os meios para ter a primeira cibermissão civil ou criar uma plataforma social/de notícias capaz de agregar os europeus e diminuir a desinformação?
Estes são alguns dos cenários elaborados pelo European Union Institute for Security Studies (EUISS), num exercício de previsão em que se viaja “para o futuro a fim de ver o que podemos mudar hoje para evitar que esses eventos se tornem realidade ou para nos preparar para o seu impacto”.
Como explica o EUISS, “na ausência de exercícios como este, a ficção científica e os pessimistas manterão o monopólio sobre as visões do futuro”.

Patrocínio

Download
Introduction to Computer Graphics

Este é um título mais técnico do que normalmente se disponibiliza nesta biblioteca. A razão é tratar-se de uma obra que explica os fundamentos da computação gráfica e da sua programação.
Idealizado para o ensino, o livro integra demonstrações interactivas que podem funcionar nas versões mais recentes dos principais browsers em computador, bem como em smartphones.

Download
Self Data Cities, the Playbook

“Em contextos urbanos onde os serviços baseados em dados pessoais são numerosos e, ainda assim, as cidades e os cidadãos obtêm pouco valor deles, uma abordagem de Self Data pode muito bem servir para alterar isto – não apenas porque visa proteger a privacidade das pessoas, embora isso seja crucial, mas principalmente porque é sustentada por dar mais poder individual e colectivo pelo uso de dados”.
Desde 2011 que a Fing trabalha com a Self Data. No ano passado, envolveu-se em projectos em Nantes Métropole (transição energética), La Rochelle (mobilidade sustentável) e Grande Lyon (bem-estar social).
Este livro é um relato das diferentes experiências e uma partilha dos métodos usados.

Download
Your guide to Digital Defenders vs. Data Intruders – Privacy for kids!

No regresso à escola, as crianças podem aprender mais sobre a privacidade e as escolhas seguras a fazer no uso das tecnologias de comunicação.
Este pequeno livro “ajuda-as a fazer escolhas mais seguras e informadas sobre o que partilhar e como o fazer online”, bem como a usar de forma segura os sistemas de mensagens ou a melhorar a segurança dos smartphones, refere a EDRi.
Esta organização de direitos digitais e autora da obra disponibilizou-a com uma licença CC, pelo que é possível traduzi-la sem quaisquer custos.

Download
A desinformação na pandemia

A actual infodemia foi ocupada pela desinformação, mentiras perigosas que podem matar. São uma tempestade perfeita, uma pandemia paralela.
Neste livro, fique ainda a conhecer como foram os primeiros dias do “pandemónio da pandemia” – um semestre, na realidade -, os resultados da falta de uma “informação autoritária” e de autoridades credíveis que cederam espaço ao triunfo das teorias da conspiração.
Finalmente, uma questão que se impõe: e o que aconteceu em Portugal?

Patrocínio

Download
State of Hate 2020

Este documento actualiza a ameaça da extrema direita na Grã-Bretanha, revelando como há razões para ter esperança mas, infelizmente, também muitos receios. “A face do ódio mudou e, sem dúvida, mudará novamente no futuro”, escreve-se.
É um contributo sustentado por várias edições e acompanhamento destes movimentos, que poderá ajudar no debate nacional porque “a extrema direita é uma ameaça globalizada”.

Download
Mediactive

Dan Gillmor quer “actualizar-nos” para “que incentivemos os media a darem melhor informação para nos ajudarem a aprender a exigir melhor informação. E ele quer que participemos como criadores”, a caminho de uma maior literacia mediática.

Download
The State of Open Data: Histories and Horizons

Como é que as “iniciativas de dados abertos responderão às novas preocupações sobre privacidade, inclusão e inteligência artificial? E o que podemos aprender da última década para gerar impacto onde ele é mais necessário”?

Download
The Virtual Community

A partir da WELL, Howard Rheingold descobriu a Usenet, as subculturas dos MUDs e dos canais de IRC, as BBSs, “mailing lists” e “e-journals”. Na realidade, “webs de relações pessoais no ciberespaço” – como as redes sociais actuais.

Download
The Oxygen of Amplification: Better Practices for Reporting on Extremists, Antagonists, and Manipulators Online

Saber mais dos “trolls” da Internet, das teorias da conspiração ou das redes de nacionalistas brancos durante e após as eleições presidenciais norte-americanas de 2016 é o objectivo desta obra, que vale uma leitura antes das eleições marcadas para Novembro próximo nos EUA.

Download
Tools for Thought: The History and Future of Mind-expanding Technology

Este “exercício em futurismo retrospectivo” de Howard Rheingold tentou mostrar como seriam os anos 1990 e serve para repor a “história real” de jovens – como Steve Jobs – que alegavam criar indústrias tecnológicas nas garagens de Silicon Valley. Isto porque “não se pode entender para onde vai a tecnologia amplificadora da mente sem entender de onde ela vem”, como escreve Rheingold.

Download
The Future of the Internet – And How to Stop It

“Não conheço nenhum livro que fale mais poderosa e directamente sobre as questões mais importantes que o futuro da Internet enfrenta. Não consigo imaginar um livro que falasse com todos de forma mais clara e simples. Não é preciso saber nada sobre computadores ou a Internet para ser inspirado por este livro. Precisamos muito mais do que especialistas em computadores e Internet para a preservar”.

Download
Twitter for Scientists

“O Twitter pode oferecer oportunidades extraordinárias para os cientistas, independentemente da sua antiguidade, mentoria ou instituição. Ao contribuir activamente para o Twitter, mantive-me actualizado com os métodos emergentes, abriram-se várias portas para colaborações de investigação e fui apresentado a uma comunidade solidária de cientistas com ideias semelhantes. Mais importante, tive um ‘feedback’ valioso sobre o meu trabalho e pude partilhar a minha investigação com pessoas que de outra forma não a teriam visto. De facto, se não fosse o Twitter, acho que não estaria na academia”, explica o autor.

Economics in the Age of COVID-19Download

Economics in the Age of COVID-19

Este “guia para a economia pandémica”, uma “leitura essencial sobre as implicações a longo prazo da nossa crise actual”, é da autoria do economista Joshua Gans, em participação colaborativa. Ele “afasta-se do caos a curto prazo para ter uma visão clara e sistemática de como as escolhas económicas estão a ser feitas em resposta ao COVID-19”. Gans “mostra que conter o vírus e suspender a economia – sem deixar as empresas falir e as pessoas perderem o emprego – são os primeiros passos necessários”.

  

Download

EFF’s Guide to Digital Rights During the Pandemic

Abordagens aos direitos digitais numa pandemia apontados pela Electronic Frontier Foundation num livro em cinco secções: Vigilância, Liberdade de Expressão, Transparência Governamental, Inovação e Viver Mais Online.

  

ContentMarketingHandbookDownload

The Content Marketing Handbook

“O livro é sobre três coisas. Como criar conteúdo. Como disseminar conteúdo. E como fazer isso se não se tem muitos recursos. Baseia-se inteiramente na nossa experiência na Priceonomics”.

  

imagem-4
Download

O Estado da Internet 2020

Este livro analisa casos de fronteira do que é feito com os dados. Para o bem ou para o mal, o seu crescimento tem sido monumental. Mas, entre a evolução técnica e a governação da Internet, como se chegou aqui?


Patrocínio