|
Tecnologias de Informação e Comunicação na gestão urbana: desafios para a mediação de cidades inteligentes Edição: Comitê Gestor da Internet no Brasil, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR Ano: 2020 |
O aumento das capacidades de processamento dos dados permitiu uma redução dos seus custos, acompanhando o desenvolvimento da infra-estrutura da Internet. O impacto sentido na sociedade “tem levado à reconfiguração de diversos sectores económicos, bem como da gestão pública, em geral, e da gestão das cidades, em particular”.
Esta gestão tem sido ampliada pelo processamento dos dados e por tecnologias como as redes 5G, o WiFi ou o Bluetooth, a Internet das Coisas em geral, e “podem ser valiosas aliadas para o desenvolvimento das cidades”, beneficiando tanto decisores como habitantes.
É nesse sentido que esta “publicação aborda os desafios e as oportunidades relacionados à implementação de soluções que tornam as cidades ‘inteligentes’ e sustentáveis”, através de exemplos de iniciativas de cidades inteligentes da América Latina e Caraíbas ou da ligação entre governo electrónico e cidades inteligentes, finalizando com recomendações para políticas públicas.