Download

O impacto das plataformas digitais no jornalismo

Autores: José Augusto Camargo (organizador), Beth Costa, Dão Real Pereira dos Santos, Jefferson Martins de Oliveira, Marcos Dantas, Victor Gnecco Pagani e Camila Ikuta

2021

Sendo um estudo focado no mercado de media brasileiro, esta obra aborda o impacto das plataformas digitais no jornalismo em geral, como o próprio título elucida.

Trata-se, segundo a apresentação, de agregar provas e os indicadores disponíveis para “ajudar na compreensão do fenómeno digital e propor uma alternativa à ‘crise comunicacional’ criada pela presença avassaladora das redes sociais na Internet, pela lógica do ‘clique’ que mede o valor do texto e da mercantilização dos dados pessoais, este sim o verdadeiro modelo de negócio das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC nas suas operações globais”.

O documento termina com duas contribuições para o esforço da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) para “taxar as grandes plataformas digitais, visando a constituição de um fundo para fortalecimento do jornalismo e pela valorização dos jornalistas”.