Download

Autor: Luis Garicano

2021

O eurodeputado Luis Garicano entrevistou 21 economistas sobre o “capitalismo pós-Covid” e obteve um multifacetado trabalho em que considera ser possível existir “uma oportunidade para repensar o nosso sistema económico”.

Segundo ele, “os economistas de hoje têm muito a acrescentar ao entendimento dos formuladores de políticas e de todos os cidadãos sobre o que contribui para uma política boa e má” em diferentes aspectos como “nas cadeias de valor globais, no futuro do trabalho, na luta contra a pobreza, nos factores estruturais por trás da queda a longo prazo das taxas de juros e do ‘excesso de poupança’, na economia das mudanças climáticas, na economia das plataformas digitais e no que fazer para restringir o seu poder”.

Nesta última parte, entrevista três pensadores. O primeiro, Philippe Aghion, questiona se “o capitalismo ‘cruel’ é mais inovador” ou se é chegada a hora de uma nova política industrial.

John Van Reenen aborda os “Lost Einsteins” para explicar se a sociedade está a perder inventores, como promover o seu crescimento e fazer o mesmo perante a escassez de ideias.

Por fim, Fiona Scott Morton analisa mais em detalhe o poder da “big tech” nos mercados não-regulados onde se estabeleceram Facebook ou Google – com semelhanças às práticas dos anos 90 quando a Microsoft quis impor o seu browser Internet Explorer. Morton propõe ainda uma abordagem interessante ao “poder anti-competitivo dos investidores institucionais”.