Download

Autores: InternetLab e Redes Cordiais

2021

Este pequeno mas útil guia para criadores de conteúdos online lida com os ataques a utilizadores individuais ou grupos pelos chamados “trolls”.

Estes ataques “desestabilizam o debate público” e, muitas vezes, envolvem “grupos historicamente subalternizados, como mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+, que são mais vulneráveis a essas violências, sendo mais visados e também sofrendo ataques que podem se tornar mais graves”.

A comunicação social, os influenciadores e os produtores de conteúdos nas redes sociais estão mais expostos a este tipo de ataques que, em grande parte, visa as jornalistas. Os autores chamam a atenção para que “a forma como jornalistas e influenciadores reagem, respondem e reportam ataques online é central para minimizar danos e evitar a amplificação de narrativas violentas e extremistas ou de comportamentos ‘trolls'”.

O guia oferece conhecimento, estratégias e ferramentas para se poderem tomar decisões responsáveis, bem como meios de preservar informação que possa ser usada para denúncias formais junto das autoridades.