|
The Critical Makers Reader: (Un)learning Technology Edição: Loes Bogers e Letizia Chiappini 2019 |
“Há uma década, muitos entusiasmaram-se com as possibilidades das impressoras 3D e outras tecnologias de DIY. Hoje, os fabricantes estão cada vez mais a atenuar o seu entusiasmo cego inicial para controlar tudo numericamente, redescobrindo um interesse em histórias e futuros sócio-culturais e despertando para as implicações ambientais e económicas das máquinas digitais que transformam materiais. Uma acumulação de críticas registou colectivamente que nenhuma ferramenta, serviço ou software é bom, mau ou neutro – ou mesmo gratuito, aliás. Chegamos a uma encruzilhada, onde uma pausa reflexiva coincide com novas iniciativas críticas emergentes em todas as disciplinas”, escreve-se na apresentação deste livro.
“O que era fazer? O que é fazer? No que se pode tornar? E quanto ao desfazer?” As questões de “The Critical Makers Reader” são respondidas por diversos profissionais e académicos, de diferentes áreas disciplinares.
Índice
Introduction
Critical Making and Interdisciplinary Learning: Making as a Bridge between Art, Science, Engineering and Social Interventions
Matter That Matters: Material Engagements with a Cause
(Un)Learning Technology: Homo Faber’s Tools
Organizing Openness: Sociality and Community
Making Spaces: Labs, Institutions, and Autonomous Zones