|
Mediactive Autor: Dan Gillmor 2010 |
Dan Gillmor “não faz da actualização das fontes, dos ‘gatekeepers’ ou dos filtros – ou de qualquer outro ‘eles’ do ecossistema dos media – o seu único ou mesmo principal objectivo. Dan quer actualizar-nos, para que possamos fazer a nossa própria parte. Quer que incentivemos os media a darem melhor informação para nos ajudarem a aprender a exigir melhor informação. E ele quer que participemos como criadores”.
A sua proposta “de tornar as notícias úteis para nós, como cidadãos e consumidores, é muito ambiciosa. Ele quer que sejamos mediactivos – utilizadores activos dos media – para nos ajudar a viver de acordo com o ideal da literacia” mediática.
Índice
Foreword
Introduction
Chapter 1: Darwin’s Media
Chapter 2: Becoming an Active User: Principles
Chapter 3: Tools and Techniques for the Mediactive Consumer
Chapter 4: Journalism’s Evolving Ecosystem
Chapter 5: Principles of Trustworthy Media Creation
Chapter 6: Tools and Tactics for Trusted Creators
Chapter 7: Owning Your Online Presence
Chapter 8: Entrepreneurs Will Save Journalism, and You Could Be One of Them
Chapter 9: Laws and Norms
Chapter 10: Teaching and Learning Mediactivity
Chapter 11: A Path to Tomorrow
Epilogue