Download

Autor: Christopher M. Kelty

2008

Em “Two Bits”, Christopher Kelty conta “o significado histórico e cultural do Software Livre, revelando as pessoas e práticas que transformaram não apenas o software mas também a música, filmes, ciência e educação”.

Esse conjunto de práticas tem como fim a criação de bens acessíveis de forma gratuita contornando o modelo convencional do direito de autor.

Desta forma, “mostra como essas práticas e modo de vida incluem não apenas a partilha do código-fonte do software, mas também formas de conceptualizar a abertura, escrever licenças de direitos autorais, coordenar a colaboração e fazer proselitismo. Ao explorar em detalhes como essas práticas se articularam no movimento do Software Livre dos anos 1970 aos anos 1990, Kelty também considera como é possível entender os novos movimentos emergentes do Software Livre”, como as Creative Commons.

“Two Bits” torna-se assim uma obra necessária para entender este movimento, também pela diversidade nas abordagens – dos geeks aos transumanistas, da concepção e partilha dos sistemas abertos, da escrita das licenças do direito de autor ao último capítulo, onde aborda as “consequências culturais do Software Livre”.