Download

O Estado da Internet 2022

Autores: Pedro Fonseca (edição)
Pew Research Center/Elon University
Rui Trindade
Kean Birch
David Moschella
Deborah Yates
Gry Hasselbalch
Olga Solovyeva
Dimitri Bettoni e Federico Caruso
Konstantinos Komaitis
Bernardo Beiriz
Samuel Butler

Outubro de 2022

Há uma relação ingénua com a tecnologia. As pessoas adquirem bens inseguros, vivem despreocupadas sem proteção contra abusos exponenciados pelos dispositivos tecnológicos e, quando tudo corre mal, acusam as empresas a quem compraram os equipamentos e os serviços ou disponibilizou as aplicações gratuitas que usam avidamente.

Evgeny Mozorov descreveu esta tensão considerando que “simpatizar com as tecnológicas é uma forma perversa de síndrome de Estocolmo”, em que se vê os culpados como os salvadores, “em que começas a simpatizar com o terrorista que te capturou”.

É uma tensão que atravessa a leitura desta recolha de textos – alguns com mais de um século, como a missiva “Darwin entre as máquinas”, escrita em 1863: “Dia após dia, porém, as máquinas estão a ganhar-nos terreno; dia após dia estamos a tornar-nos mais subservientes a elas; mais homens são diariamente presos como escravos para cuidar delas, mais homens dedicam diariamente as energias das suas vidas inteiras ao desenvolvimento da vida mecânica”.

É disto e muito mais que vive esta obra, de conceitos novos e do estado da arte. Foi isto também que nos trouxe a Internet em 2022, dos futuros possíveis e do passado, da “assetização” da vida social permitida pelos poluídos dados, que não são ouro nem seus, à (des)informação sem moderação.

Patrocínio: