Download

As gerações dos ecrãs. Práticas e experiências relacionadas com o online

Coordenação editorial: Patrícia Silveira, Rodrigo Morais e Joana Dias

2021

Do resumo: “Os jovens adultos, das gerações Y e Z, desenvolvem um consumo ativo das plataformas digitais; consumo este que revela implicações ao nível da reformulação de comportamentos quer a um nível pessoal quer social. Se, no cômputo geral, a compreensão destes usos no que às crianças e adolescentes diz respeito, é consistente no cenário académico nacional e internacional, torna-se necessário conhecerem-se e analisarem-se, de modo mais profundo, as práticas online dos jovens adultos e a implicação destas para o âmbito dos seus vários contextos de vida.

O conhecimento adquirido nesta publicação poderá contribuir para o aprofundamento de um quadro académico centrado na compreensão destes grupos, e nas várias facetas do seu quotidiano, auxiliando, ao mesmo tempo, a que se desenhem e reforcem estratégias que visem que os mais jovens possam retirar dos media e das novas tecnologias, mais proveito e benefícios quer a nível pessoal, quer social, económico e profissional”.