Comissão Europeia com redes sociais contra a desinformação do Covid-19

A Comissão Europeia publicou na semana passada os relatórios relativos a Dezembro de 2020 sobre as acções das plataformas sociais signatárias do Código de Prática sobre a Desinformação no âmbito da monitorização e comunicação relativamente às vacinas contra o Covid-19.

O Facebook relançou um “pop-up” no News Feed para levar os utilizadores a informação factual no Information Center sobre o Covid-19. Este foi acedido por 15 milhões de pessoas na UE e mostra mensagens contrárias à desinformação identificada pela Organização Mundial da Saúde.

A Google está a alargar recursos no seu motor de busca para apresentar “uma lista de vacinas autorizadas nas localizações dos utilizadores em resposta a consultas por informações sobre as vacinas Covid-19 que está actualmente disponível em 17 países da UE”. No YouTube, desde Outubro, removeu mais de 700 mil vídeos com informações perigosas ou enganadoras sobre a pandemia.

A Microsoft bloqueou mais de 323 submissões publicitárias na UE relacionadas com o Covid-19 ou desinformação sobre vacinas.

O TikTok declarou que, a partir de 21 de Dezembro, acrescenta a referência “Saiba mais sobre as vacinas COVID-19” nos vídeos com palavras ou “hashtags” relacionadas com as vacinas.

O Twitter afirmou ter alargado a sua “política de informações enganosas” sobre o coronavírus às mensagens enganadoras sobre as vacinas, para que estas sejam removidos. No início desta ano, passou a rotular “tweets” que especulem com “rumores não comprovados, alegações contestadas, bem como informações incompletas ou fora do contexto sobre vacinas”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.