A empresa Tuga Innovations vai lançar um carro eléctrico “concebido em Portugal” e desenvolvido no Canadá e nos EUA.

O lançamento oficial deverá ocorrer em Novembro em Lisboa e, previsivelmente, em São Francisco (EUA). Segundo John Hagie, CEO da empresa, o evento será em Portugal e nos EUA mas “outras geografias podem também ser incluídas”.

Os veículos, dado existirem vários modelos, pretendem responder como uma solução de mobilidade urbana sem grandes custos ou cobertura, e diversas opções de parqueamento. No caso do Tuga, tem uma autonomia até 150km, uma velocidade máxima até 145km/h e um custo entre os 15 mil e os 25 mil dólares.

Este valor varia consoante as características modulares do veículo, que pode ter duas rodas – e estar mais próximo dos motociclos – ou três rodas para sustentar um carro de dois lugares, descapotável ou não. Mas, realça Hagie, “os preços estimados no site serão ajustados com os custos reais de produção e da situação competitiva”.

Para este residente em Lisboa e cuja equipa de gestão inclui vários portugueses, as expectativas de comercialização de vendas para Portugal estão ainda a ser finalizadas. “Estamos a discutir modelos de distribuição inovadores e parceiros em todas as geografias de lançamento. Isso será finalizado próximo à data de lançamento”, refere em entrevista.

A empresa pretende usar ferramentas de realidade virtual e aumentada para fornecer uma “experiência de marketing atractiva” para os potenciais compradores, permitindo testar o Tuga mesmo ainda como protótipo.

Quanto à inclusão de um potencial modelo a fuel (o Polaris Slingshot) num portefólio de protótipos eléctricos, Hagie confirma que se pretende apenas “mostrar uma alternativa de micro-veículo não-eléctrico”.

A empresa pretende aproveitar as oportunidades de um mercado em que as vendas devem atingir quase 14 milhões de veículos eléctricos em 2025 e 25 milhões de veículos cinco anos depois, segundo dados da CNN citados pela empresa.


Após a publicação do artigo, o CEO veio clarificar alguns pontos:

– o Tuga só terá versões com três rodas;

– o veículo será apresentado (fisicamentre) em Novembro de 2021, quando começam também as pré-vendas, “mas a entrega real dos veículos será cerca de dois anos depois”;

– por fim, “o veículo tem a largura e agilidade de uma mota e o conforto de um carro. Mas não é um carro até para efeitos regulatórios”.