IA para a imagem dos imperadores romanos

Daniel Voshart recriou as faces de 54 imperadores romanos a partir de um sistema de inteligência artificial (mais concretamente, de “Machine Learning” ou ML).

Para o “Photoreal Roman Emperor Project”, o autor usou a ferramenta de ML Artbreeder, o programa de tratamento de imagem Photoshop e referências históricas para criar imagens realistas. No total, usou 800 imagens fisionómicas para obter o resultado final de 54 imperadores que governaram o império romano entre 27 AC e 285.

Segundo Daniel Voshart, “as interpretações artísticas são, por natureza, mais arte do que ciência, mas fiz um esforço para ter referências cruzadas da sua aparência (cabelos, olhos, etnia etc.)” usando textos históricos e imagens cunhadas em moedas. E “esforcei-me para envelhecê-los de acordo com o ano da morte (com a) sua aparência antes de qualquer doença grave”.

Ao usar os bustos, ele concede que sabia terem sido realizados enquanto os imperadores estavam vivos. Nas dinastias mais recentes, e com a falta de bustos, ele pesquisou “várias representações de moedas, árvores genealógicas e locais de nascimento”. Nalgumas vezes, criou imagens compósitas.

Split-screen of of two Roman emperors. One half shows a bust the other, a photoreal portrait.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.