Que materiais digitais formativos estão os professores a usar e quais as barreiras existentes?

Nesta Data Note “Digital Instructional Materials – What Are Teachers Using and What Barriers Exist?“, adicionam-se novas ideias dos professores de artes da língua inglesa (ELA), matemática e ciências sobre o uso de materiais digitais. Com base nos dados do American Instructional Resources Survey da Primavera de 2019, os investigadores partilham os materiais digitais que os professores de ELA, matemática e ciências nos Estados Unidos revelaram usar regularmente para obter instruções durante o ano lectivo de 2018–2019.

Além de identificar os materiais formativos digitais mais usados, os investigadores examinam como o uso desses materiais pelos professores se compara ao uso de materiais curriculares abrangentes, bem como às barreiras reveladas pelos professores perante o uso de materiais digitais. Finalmente, eles exploram as várias hipóteses sobre os factores que podem influenciar o uso de material digital.


Questões da investigação
– quais os materiais digitais que os professores usam regularmente para planear aulas e na sala de aula? Quais os materiais digitais que mais usam os professores?
– como se compara o uso de materiais digitais pelos professores ao uso de materiais curriculares abrangentes?
– quais são as barreiras ao uso de material digital?
– que factores influenciam o uso de materiais digitais pelos professores?


Principais conclusões
Os professores usam materiais digitais, embora ainda existam barreiras:
– a maioria dos professores usa materiais digitais, tanto para planeamento como para ensino em sala de aula. No entanto, a maioria dos professores usa esses materiais para complementar outros materiais abrangentes do currículo, e não como principais materiais formativos.
– para todos os assuntos, os principais materiais digitais usados ​​durante o tempo de instrução incluem uma mistura de recursos gerais, como o YouTube, e recursos específicos de conteúdos, como o ReadWorks e a Khan Academy.
– quando os materiais digitais são usados ​​como principais materiais formativos, os materiais digitais específicos ao conteúdo ou alinhados às normas, como os da iReady, Newsela e Khan Academy, tendem a apresentar mais destaque do que os materiais de fontes digitais em geral, como o YouTube.
– os professores que usavam currículos abrangentes e alinhados às normas, com mais alunos de baixos rendimentos ou que frequentavam organizações distritais ou de gestão de programas de preparação de professores tinham maior probabilidade de usar materiais digitais.
– as despesas com o uso de materiais digitais, tanto para as escolas como para os estudantes em casa, foram as barreiras mais citadas ao uso de material digital, sendo essas barreiras particularmente preponderantes entre os professores com mais alunos de baixo rendimento.

Recomendações
– estudos adicionais poderiam explorar definições e cenários mais detalhados do uso de material digital para aprofundar a compreensão de como os professores estão a usar os principais materiais curriculares abrangentes e materiais digitais e como e porquê os professores complementam os seus principais materiais.
– os distritos e os decisores políticos devem avaliar os activos da tecnologia nas escolas e como eles são usados para entender melhor como os recursos existentes são fornecidos e onde os recursos adicionais podem remover barreiras ao uso de materiais digitais.
– os esforços para avaliar a qualidade de currículos abrangentes também devem alargar-se a materiais formativos digitais, fornecendo aos pais e profissionais informações sobre a sua qualidade, alinhamento com os padrões estatais e adequação para diferentes tipos de alunos.

* Texto original disponibilizado pela RAND com CC BY 4.0.

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