O objetivo deste relatório “The State of Digital Media Data Research” é refletir sobre o estado da investigação dos dados dos meios de comunicação digitais em 2024, com destaque para “as seguintes tendências:
1. De 2023 para 2024, o acesso aos dados dos media digitais mudou drasticamente. Os investigadores ficaram em grande parte sem acesso à API do Twitter e o Pushshift – um arquivo comummente utilizado para dados do Reddit – tornou-se privado para cumprir as políticas da API do Reddit. A Meta também anunciou a extinção iminente do CrowdTangle, uma ferramenta de transparência popular entre investigadores e jornalistas. Ao mesmo tempo, porém, muitas plataformas anunciaram programas académicos de acesso a dados, incluindo o programa de investigadores do YouTube, a API de investigação do TikTok e a Meta Content Library.

2. As plataformas federadas de redes sociais tornaram-se mais populares. Na sequência da compra do Twitter por Elon Musk, os utilizadores do Twitter afluíram para Mastodon, Threads, BlueSky e outras plataformas federadas (ou a serem federadas em breve). Esta situação apresenta desafios únicos para os investigadores que estudam os dados dos media digitais. À medida que são criadas novas plataformas, os investigadores têm de construir novas ferramentas para as analisar ou esperar que terceiros ou as próprias plataformas disponibilizem os dados.

3. A explosão da IA generativa pode mudar a forma como estudamos os media digitais. Em primeiro lugar, os investigadores que utilizam métodos computacionais para medir os conteúdos das redes sociais recorreram ao ChatGPT da OpenAI e a outros modelos de linguagem de grande dimensão (LLM) para classificar os conteúdos. Em segundo lugar, os investigadores e os grupos da sociedade civil estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de a IA generativa inundar o ambiente informativo com conteúdos falsos.

4. Em fevereiro de 2024, entrou em vigor a Lei dos Serviços Digitais da UE (DSA, de Digital Services Act), que obriga as grandes plataformas a dar aos investigadores acesso em tempo quase real aos dados públicos. Ainda não sabemos de que forma estas políticas terão impacto no acesso aos dados nos Estados Unidos, e continua a não ser claro como será este acesso aos dados na prática. Nos Estados Unidos, os esforços legislativos para obrigar o acesso dos investigadores foram interrompidos”.

Digital Media Research Changes Will Alter Election Studies: Both the loss of data access platforms and the stringent policies surrounding academic data access are unlikely to be fully addressed by the time of the US 2024 elections on November 5th.