Existe uma vasta literatura sobre a forma como as expectativas e os imaginários sobre a inteligência artificial (IA) orientam os debates sobre os media e as políticas. No entanto, ainda não foi considerado o modo como esses imaginários são activados quando os utilizadores interagem com as tecnologias de IA. Nesta apresentação, Iliana Depounti apresenta os resultados de um estudo* sobre a forma como os utilizadores de um subreddit discutiram o “treino” da sua namorada bot Replika. As discussões focaram-se em dois temas discursivos centrados no imaginário da tecnologia ideal de IA e no imaginário de género da namorada bot ideal.

Os utilizadores esperavam que os seus Replikas de IA fossem personalizáveis para servir as suas necessidades e que tivessem uma mente humana ou atrevida e não dessem respostas como as de uma máquina. Assim, os utilizadores projectaram nos agentes interaccionais noções dominantes de controlo masculino sobre a tecnologia e as mulheres, misturadas com IA e fantasias pós-feministas de independência ostensiva, e activaram guiões semelhantes incorporados nos dispositivos. O ciclo vicioso de feedback consolidou os guiões dominantes sobre género e tecnologia, ao mesmo tempo que parecia novo e criado pelos utilizadores. Embora a maior parte da investigação sobre a utilização da IA seja conduzida no âmbito da informática aplicada para melhorar a experiência do utilizador, este artigo apresenta uma perspectiva de estudos culturais e dos meios de comunicação social para uma compreensão crítica destas tecnologias emergentes, à medida que se vão integrando na comunicação e na criação de significados.

* Depounti, I., Saukko, P., & Natale, S. (2023). Ideal technologies, ideal women: AI and gender imaginaries in Redditors’ discussions on the Replika bot girlfriend. Media, Culture & Society, 45(4), 720–736.