|
Handbook on Identifying and Countering Disinformation Autores: VV. AA. 2023 |
Este Manual de Identificação e Combate à Desinformação tem origem no projecto DOMINOES – Digital cOMpetences INformatiOn EcoSystem, um consórcio entre Espanha, Malta e Roménia. O seu objectivo “é desenvolver as capacidades dos cidadãos para reconhecer, avaliar e reagir adequadamente à desinformação online”.
Organizado em seis capítulos, o primeiro “examina as tendências actuais do ambiente informativo, a evolução dos principais meios de comunicação social e das redes sociais e a forma como estes influenciam os modos como os cidadãos têm acesso à informação e os tipos de informação a que estão expostos”. O segundo “centra-se nos factores agravantes da disseminação da desinformação”, enquanto o terceiro “analisa os métodos mais conhecidos e mais utilizados para mitigar a disseminação da desinformação”. Segue-se a avaliação do quadro jurídico existente para combater a desinformação e a propaganda e “uma panorâmica das soluções tecnológicas, tanto existentes como emergentes, que podem ser utilizadas para combater a desinformação.
O sexto capítulo apresenta uma análise das políticas públicas que operam a nível europeu, com um foco também nos países do consórcio, e “apresenta também uma solução política potencialmente inovadora, traduzindo uma abordagem até agora utilizada nos serviços de informações: uma abordagem para toda a sociedade”, em que se incluem “jornalistas, governos, plataformas de redes sociais e, em especial, instituições de ensino que devem promover a literacia mediática e o pensamento crítico”.