Preços dinâmicos. É o termo definido para ajustar os preços no comércio, aparentemente interessante para o consumidor que assim pode adquirir bens mais baratos em certos dias ou horas. É usado nas viagens aéreas, por exemplo.

No entanto, a realidade é mais chocante em França: uma cadeia de supermercados usa o “dynamic pricing” para aumentar os preços aos domingos, um dia particularmente interessante para esses estabelecimentos porque muita da concorrência local está encerrada.

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Uma outra “surpresa” nesta dinâmica é que os preços podem variar nesse dia mas não nas quantidades. “É difícil explicar, por exemplo, porque é que [o preço de] uma garrafa de 50cl de [pastis] Ricard é aumentado, enquanto o de uma garrafa de 70cl não”. A incoerência é também territorial, dado que uma loja pode aumentar o preço de um produto mas outra do mesmo grupo não o fazer.

Nos EUA, o “negócio” é diferente e envolve a venda pelas cadeias retalhistas dos dados pessoais dos clientes. Os programas de fidelização de clientes recolhem dados pessoais que são depois vendidos a entidades terceiras.
O alerta surge quando duas cadeias de supermercados, Kroger e Albertsons, preparam uma fusão.

“A Kroger desenvolveu cuidadosamente duas unidades de ‘negócio alternativos de lucros’ que rentabilizam a informação dos clientes, esperando a Kroger que possam render mais de mil milhões de dólares em ‘oportunidades de lucro’. Juntar a Albertsons à Kroger irá potencialmente adicionar dezenas de milhões de agregados familiares adicionais a este conjunto de dados”.

Fonte: Las principales cadenas de supermercados de Europa