Na sua forma mais benigna, o populismo é um estilo apolítico de política definido vagamente como confiando na retórica emotiva para posicionar “o povo” em oposição a uma “classe elitista de tecnocratas” que se aproveitam das pessoas comuns.

Mas o contexto com que se está provavelmente mais familiarizado seria descrito com mais precisão como “populismo autoritário“: o líder populista carismático coloca o povo comum (normalmente branco) contra o “outro estrangeiro” (além da elite) que ameaça os seus valores e o seu modo de vida tradicional. Apoiando-se numa linguagem emotiva para jogar com o medo do público em geral, um líder populista orgulha-se de falar a “verdade” e de ser o único que está disposto a defender o status quo.

Porque é preocupante?
Os representantes políticos que se preocupam com os valores democráticos sabem que, quando no poder, têm de servir os interesses de todos – e não apenas a sua base política. A democracia e os líderes populistas autoritários são como o azeite e a água: os autoritários têm pouco interesse em ouvir as opiniões de diversos grupos de pessoas e o seu principal objectivo é encher os seus bolsos enquanto permanecem no poder a todo o custo. Ao simplificarem questões complexas e tornarem as minorias vulneráveis como bode expiatório de todos os problemas da sociedade, eles representam-se a si próprios como um “homem forte” decisivo e o único líder capaz de “fazer o trabalho”.

Os autoritários populistas não querem partilhar o seu poder: neutralizam os sistemas de controlo e equilíbrio, representando juízes e políticos “mainstream” como “a elite abusadora” e demonizam os poderes públicos [watchdogs], como jornalistas e activistas, para desacreditarem as suas críticas. Isto mina o Estado de direito, enfraquece as protecções dos direitos humanos e deixa as minorias indefesas contra os ataques do governo.

What is populism: definition, characteristics, examples

Nationalism And Populism: What Is The Difference? How Are They Connected?

Modern Political Propaganda: Definition, Examples & How To Spot It

Texto e imagem da Liberties (CC).

How to tackle political polarization — the researchers trying to bridge divides: Political divisions are intensifying, threatening democracies around the world. What strategies bring people closer together again?