No âmbito do programa Privacy Enhancing Technologies (PET ou Tecnologias de Reforço da Privacidade, em tradução livre), a Royal Society está a investigar o potencial destas ferramentas e abordagens “para maximizar os benefícios e reduzir os danos associados à utilização dos dados”.

O relatório “From privacy to partnership: the role of Privacy Enhancing Technologies in data governance and collaborative analysis” analisa o potencial destas tecnologias “para revolucionar a utilização segura e rápida dos dados sensíveis para um benefício público mais vasto. Considera o papel destas tecnologias na abordagem de questões de governação de dados para além da privacidade, abordando as seguintes questões:

– Como podem as PETs apoiar a governação de dados e permitir utilizações novas e inovadoras dos dados para benefício público?

– Quais são as principais barreiras e factores favoráveis à adopção das PETs na governação de dados, e como podem estas ser abordadas ou ampliadas?

– Como podem as PETs ser integradas em estruturas para avaliar e equilibrar riscos, danos e benefícios quando se trabalha com dados pessoais”?