Este estudo analisa como os cidadãos respondem à informação sobre jornalistas conhecidos que concorrem a cargos por grandes partidos políticos na Itália.

Uma experiência incorporada no inquérito pré-eleitoral do Italian National Election Studies de 2018 [a 1.533 pessoas] testou se a exposição a informação sobre jornalistas-candidatos afecta os níveis de atitudes populistas e intenções de voto dos cidadãos.

A informação sobre os jornalistas-candidatos levou a aumentos estatisticamente significativos nas atitudes populistas, principalmente quando os participantes foram informados de que os jornalistas estavam a concorrer por todos os principais partidos.

Por outro lado, os participantes que tiveram informação sobre os jornalistas-candidatos não aumentaram a sua probabilidade de votar nos partidos que os escolheram.

Estes resultados sugerem que os partidos políticos não têm benefícios eleitorais substanciais quando recrutam jornalistas-candidatos, mas esta prática aumenta a percepção dos cidadãos de que tanto o jornalismo quanto a política não servem os seus interesses. Os cidadãos permanecem ligados à ideia de que os jornalistas devem manter alguma distância da política em vez de almejar tornarem-se políticos.

Resumo de “When Journalists Run for Office: The Effects of Journalist-Candidates on Citizens’ Populist Attitudes and Voting Intentions“, da autoria de Cristian Vaccari. Imagens geradas no DALL·E mini.