“Os dados estão geralmente no centro dos produtos e serviços digitais, especialmente quando relacionados à publicidade online. Isso tornou a protecção de dados e a privacidade numa grande preocupação política. Ao navegar na Web, os consumidores deixam rastos digitais que podem ser usados para criar perfis de utilizadores e inferir preferências.
Quantificámos até que ponto o Facebook pode rastrear o comportamento na Web fora da sua própria plataforma.
A rede de botões de engajamento, colocados em sites de terceiros, permite ao Facebook seguir os utilizadores enquanto eles navegam na Web. O rastreamento de utilizadores fora da sua plataforma principal permite ao Facebook criar perfis de sombra. Numa amostra representativa de utilizadores da Internet nos EUA, 52% dos sites visitados, representando 40% do tempo de navegação, empregam a tecnologia de rastreamento do Facebook. Pequenas diferenças entre utilizadores e não-utilizadores do Facebook são amplamente explicadas por diferentes actividades do utilizador.
A dimensão do perfil de sombra em que o Facebook se pode envolver é semelhante a domínios sensíveis da privacidade e em toda a demografia do utilizador, documentando a possibilidade de um rastreamento indiscriminado”.
Artigo original: Facebook Shadow Profiles
Autores: Luis Aguiar, Christian Peukert, Maximilian Schaefer e Hannes Ullrich