“Estará mais capaz de crescer e prosperar? Conseguirá responder aos desafios climáticos e de coesão e mobilidade sociais?

Prevê-se que esta seja uma década turbulenta, em que não poderemos contar com os mesmos fatores de crescimento nem seguir as orientações de políticas públicas que, até à data, não conseguiram retirar Portugal de um longo período de quase estagnação.

Também se prevê que este seja um período de transição, marcado pelo choque entre o passado e o futuro com, por um lado, limitações ao crescimento das soluções e atividades existentes e, por outro, dificuldades decorrentes de uma nova vaga de crescimento, assente num novo sistema técnico-económico e em novas geoeconomia e geopolítica que só deverão estabilizar no horizonte de 2050.

O projeto Foresight Portugal 2030 é um exercício de prospetiva que cruzou questões económicas e financeiras, demográficas, sociais, tecnológicas, ambientais, geoeconómicas e geopolítica para elaborar 3 cenários possíveis para o posicionamento de Portugal no futuro:

  • Cenário 1: Confiança na continuidade
  • Cenário 2: Com engenho, em busca de um novo espaço na Europa
  • Cenário 3: Portugal ‘4D’ – Digitalização, diversificação, dinamismo e distinção”.

O volume 3 “aborda aspetos diversos, tais como: a demografia, a valorização dos recursos humanos, o sistema de proteção social, o sistema de saúde, o sistema financeiro, a especialização internacional, a agenda digital e as infraestruturas, o ecossistema de inovação, a valorização do território, a sustentabilidade ambiental e o potencial de recursos naturais”.