Os ganhos com a publicidade no YouTube ultrapassaram as receitas da Netflix no último trimestre de 2021.
A plataforma de vídeo da Alphabet (Google, que vai efectuar algumas alterações com impacto bolsista) obteve 8.600 milhões de dólares em receitas para esse trimestre, enquanto a Netflix facturou 7.700 milhões de dólares.
No total do ano, o YouTube conseguiu 28.800 milhões de dólares em publicidade.
Entretanto, alguns utilizadores desta plataforma estão a descobrir uma nova mensagem inscrita nalguns vídeos, onde se apela à subscrição do canal do criador desse conteúdo quando ele é “popular”.
No Reddit, um utilizador juntou diversa informação para concluir que o aviso só surge em vídeos emitidos em “livestreams” e para criadores com menos de 1.000 assinantes.
A medida pode desencorajar quem pretenda criar uma conta para disseminar rapidamente desinformação e conteúdos ilegais ou sensíveis (como suicídios ou ataques terroristas em directo) – dificultando também a criação rápida de novas contas quando um canal deste tipo fosse bloqueado.
Desta forma, os moderadores de conteúdos vão ter mais algum tempo para eliminarem esses conteúdos – mas esta alegada benesse irá também ter algum impacto em organizações que não tenham um histórico validado pelo YouTube (como grupos de media) e não consigam atingir rapidamente os 1.000 assinantes para transmitirem manifestações ou eventos com pequenas audiências.
Apesar de algumas alterações anunciadas no ano passado, esta nova medida não teve ainda qualquer aviso no canal oficial do YouTube.