Em “The Constant Boss“, a autora Aiha Nguyen – directora do Programa Futuros do Trabalho da Data & Society – narra as perspectivas cruciais, embora pouco representadas, dos trabalhadores no debate sobre a vigilância no local de trabalho e a privacidade de dados, especialmente (e em primeiro) trabalhadores com baixos vencimentos, que são pagos à hora e estão sujeitos a vigilância e gestão algorítmica no local de trabalho.

O relatório conclui que os trabalhadores passam por competições internas, insegurança no emprego, uma mudança dos riscos e custos de empregadores para os trabalhadores e uma exacerbação da discriminação racial e do preconceito. Isso resulta num desequilíbrio de poder em que os trabalhadores têm pouca percepção de como são rastreados ou de como os seus dados são usados, o que torna difícil expressar as suas preocupações. Nguyen fala com trabalhadores, sindicatos, organizações de direitos dos trabalhadores, académicos da privacidade e organizações de direitos de privacidade para registar os novos desafios para os trabalhadores dessa maior vigilância e para os contextualizar dentro de uma longa história de capitalismo racial.

“Os trabalhadores actualmente não têm poder sobre a tecnologia que gere os seus trabalhos, nem retêm direitos sobre os seus dados no local de trabalho. Isso cria um desequilíbrio de poder enorme e invisível entre trabalhadores e empresas”, escreve Nguyen.

As perspectivas dos trabalhadores são essenciais para as discussões sobre protecção e privacidade dos dados, argumenta Nguyen. Os decisores políticos devem criar protecções de dados robustas que capacitem os funcionários, não apenas os consumidores, e também ampliem a sua compreensão dos danos algorítmicos para lá do preconceito e da discriminação. Uma protecção e privacidade eficazes dos dados do trabalhador podem permitir que estes defendam mais direitos no local de trabalho, incluindo a protecção contra a exploração, roubo salarial, acções disciplinares arbitrárias e agressivas, retaliação e práticas discriminatórias e tendenciosas.

* Texto de apresentação do relatório, da Data & Society.