O documento “Artificial intelligence companies, goods and services: A trademark-based analysis“, da OCDE, analisa as patentes relacionadas com a inteligência artificial (IA) e registadas nas entidades de propriedade intelectual na União Europeia, Japão e EUA (EUIPO, JPO e USPTO, respectivamente).

Segundo o resumo, a análise propõe uma metodologia experimental para identificar e medir as marcas relacionadas com a IA.

“O objectivo é esclarecer até que ponto as (novas) empresas e produtos que surgem no mercado dependem, exploram ou propõem bens e serviços relacionados com a IA, e para ajudar a identificar as empresas e organizações que actuam no espaço da IA. O documento encontra evidências de que bens e serviços relacionados com a IA se expandiram nos mercados de consumo nos últimos anos. As empresas e outros agentes económicos parecem registar marcas relacionadas com a IA principalmente para proteger produtos e/ou serviços relacionados com informática, especialmente software, dispositivos audiovisuais e para fins analíticos. As actividades importantes de marcas registadas relacionadas com a IA também surgem no espaço educativo, com palavras-chave relacionadas com a IA a serem frequentemente associadas a serviços educacionais, bem como aulas, publicações, workshops e material online”.