Nello Cristianini, da Universidade de Bristol, é um investigador dos “desafios emergentes da inteligência artificial (IA) ​​baseada em dados”, analisando (e explicando) os preconceitos de género nos algoritmos de IA ou como os conteúdos nas redes sociais podem ter impacto nas emoções humanas.

Num projecto de investigação, ele e a sua equipa processaram 35 milhões de artigos de 150 anos de jornais do Reino Unido. Com historiadores, tentaram “interpretar padrões macroscópicos nesses jornais”.

“O conteúdo dos media não molda apenas a opinião pública, mas também o comportamento da máquina. Portanto, é importante ter métodos para estudar sistemas de media em grande escala ‘, diz.

Eles criaram ainda “métodos para medir diferentes preconceitos sociais – como o preconceito de género – em conteúdos de media e algoritmos de IA”.

“Após medirmos com sucesso o preconceito de género, a nossa maior dúvida passou a ser se podemos removê-lo. E sim, o meu grupo mostrou que podemos”, assegura Cristianini.