Ainda este ano, a Diem Association, apoiada pelo Facebook, planeia lançar uma nova criptomoeda ligada ao dólar americano.

O projecto antes conhecido por Libra enfrentou vários “anos de resistência dos reguladores, com figuras-chave considerando o projecto um fracasso”, como ocorreu com a posição portuguesa. Mais recentemente, o Banco de Portugal veio requerer que as entidades que pretendam exercer actividade no país com activos virtuais devem registar-se antes junto desta instituição. [Hoje, o Gabinete do Cibercrime alertou que “Foram identificados na Internet sites fraudulentos, anunciando investimentos nos mercados de criptomoedas e forex, os quais levam as vítimas a fazer pagamentos que estas não mais conseguem recuperar.”]

Lançado em Junho de 2019 como Calibra, uma subsidiária do Facebook para lançar a Libra como moeda digital, o projecto foi re-baptizado como Novi em Maio do ano passado e Diem em Dezembro. A Farfetch mantém-se como uma das entidades interessadas nesta “stablecoin” do Facebook.

A dúvida agora é como irá a Diem atrair os seus antigos detractores, questiona Joumanna Bercetche, da CNBC, que conversou com o economista-chefe da Diem, Christian Catalini, “sobre o que mudou e o que a nova moeda pode significar para os consumidores”.