O Facebook e a Amazon constituem as duas principais empresas em despesas de lobby corporativo nos EUA, segundo o relatório “Big Tech, Big Cash: Washington’s New Power Players” divulgado pela organização Public Citizen.
O estudo baseia-se em dados do Center for Responsive Politics e “conclui que a Big Tech eclipsou a Big Oil e a Big Tobacco, as historicamente duas grandes investidoras federais, com a Amazon e o Facebook a gastar quase o dobro em lobby do que a Exxon e a Philip Morris fizeram em 2020”.
Segundo o sumário executivo do documento, “nos últimos anos, a Amazon, Apple, Facebook e Google têm sido submetidos a um maior escrutínio por ameaçarem a privacidade, democracia, pequenas empresas e trabalhadores.
Na corrida para acumular poder de monopólio nos seus respectivos mercados, essas corporações desenvolveram práticas comerciais predatórias que recolhem dados do utilizador para obterem lucro e facilitaram a discriminação por raça, religião, nacionalidade, idade e género. O Facebook e a Google exerceram uma influência sem precedentes no processo democrático . A Amazon foi acusada de submeter trabalhadores a condições de trabalho inseguras durante o Covid-19, enquanto a pluralidade da sua força de trabalho é negra, mestiça e/ou não-branca. Todas essas empresas mataram, em vez de promoverem, a inovação.
O aumento dos investimentos em Washington permitiu que esses monopolistas prejudicassem consumidores, trabalhadores e outras empresas, com relativamente pouca responsabilização até ao momento. O relatório do Public Citizen, lançado em 2019 (uma análise até ao ciclo eleitoral de 2018), detalhou como as grandes corporações tecnológicas encheram o Capitólio com lobistas e esbanjaram em membros do Congresso com contribuições para as campanhas.
Esta é uma actualização desse relatório, com base nos dados fornecidos pelo Center for Responsive Politics. Como o ciclo eleitoral de 2020 terminou, o Public Citizen reavaliou a influência da Big Tech sobre o governo, analisando os gastos com lobby e as contribuições na campanha das empresas de tecnologia.
Eis os principais resultados:
– O Facebook e a Amazon são agora os dois maiores investidores em lobby corporativo no país.
– A Big Tech eclipsou os grandes gastadores de lobby do passado, Big Oil e Big Tobacco. Em 2020, Amazon e Facebook gastaram quase o dobro da Exxon e Philip Morris em lobby.
– Durante o ciclo eleitoral de 2020, a Big Tech gastou 124 milhões de dólares em lobby e contribuições de campanha – batendo os seus próprios recordes de ciclos eleitorais anteriores.
– A Amazon e o Facebook impulsionaram a maior parte desse crescimento. Entre os anos de 2018-2020, a Amazon aumentou os gastos em 30%, enquanto o Facebook adicionou uns impressionantes 56% ao seu investimento em Washington.
– As quatro empresas de Big Tech recrutaram mais lobistas para o seu exército, aumentando as suas fileiras com 40 novos lobistas, dos 293 em 2018 para 333 em 2020.
– Os “political action committees” (PAC ou comités de recolha de fundos para campanhas eleitorais) da Big Tech contribuíram com 33% mais no ciclo eleitoral de 2020 do que no ciclo de 2018, para um aumento de mais de 4 milhões de dólares em fundos e um total de quase 16,5 milhões em contribuições para o ciclo eleitoral. Isso marca o maior aumento ciclo-após-ciclo nas contribuições de campanha da Big Tech no período de dez anos que o Public Citizen analisou.
– Os lobistas da Big Tech não são apenas numerosos, também estão entre os mais influentes em Washington. Entre a dezena dos maiores contribuintes para o ciclo eleitoral de 2020, metade fez lobby em nome de pelo menos uma das quatro empresas da Big Tech. Juntos, só esses cinco lobistas contribuíram com mais de 2 milhões de dólares para as eleições de 2020.
– Quase todos (94%) os membros do Congresso com jurisdição sobre questões de privacidade e anti-concorrência receberam dinheiro de um PAC ou lobista corporativo da Big Tech. No total, apenas em 2020, os PACs e lobistas da Big Tech contribuíram com cerca de 3,2 milhões de dólares para legisladores encarregados de os regulamentar”.