O mercado de fusões e de aquisições (M&A) das empresas de inteligência artificial (IA) entre 2016 e 2020 foi dominado por empresas dos EUA, revelou a GlobalData.

Quatro das cinco maiores compradoras (Apple, Google, Microsoft e Facebook) têm sede nos Estados Unidos mas foi a Apple quem liderou o número de aquisições. “A Accenture, sediada na Irlanda, foi a única empresa não americana a figurar entre as cinco primeiras”.

Aurojyoti Bose, analista da GlobalData, contabiliza que “Apple, Google, Microsoft e Facebook realizaram colectivamente 60 aquisições no espaço da tecnologia de IA durante 2016–2020, enquanto a Apple liderou a corrida com 25 aquisições. A IA permaneceu uma área de foco principal para os gigantes da tecnologia e a competição crescente para dominar o espaço resultou numa onda de aquisições entre essas empresas”.

Bose notou ainda como estas cinco principais compradoras “também estão numa onda de contratação de talentos de IA e, colectivamente, anunciaram mais de 14 mil empregos no espaço da IA durante 2020”.