A Dieta Mediterrânea (DM) é considerada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) como “a melhor para as pessoas e a mais sustentável para o meio ambiente”. Na era do Big Data, novas ferramentas estão a surgir para facilitar a investigação em saúde. Uma forma de Big Data é aquela que se acumula no tráfego provocado por publicações na Web e nas redes sociais. Esses dados podem fornecer informações valiosas sobre os padrões epidemiológicos de determinados comportamentos e interesses da população.
O objectivo deste estudo foi explorar, por meio de sites e das redes sociais oficiais associadas, informações relacionadas a diferentes publicações de agências de nutrição internacionais ou nacionais, bem como publicações com difusão científica para o desenho de futuros programas de educação nutricional e de DM.
Este trabalho abre caminhos futuros de investigação, como estudar a aceitação da colocação online de textos noutras línguas nos países do norte da Europa onde a DM está a ser implementada. Ou através da utilização de vídeos legendados, devido à grande aceitação deste formato.
Em 2020, a DM continua a ser considerada a melhor opção para ter uma alimentação saudável sem dificuldades, por isso é muito importante continuar a promover a necessidade de uma boa saúde nutricional baseada nas suas qualidades.
Fonte: Mariscal-Arcas M, Jimenez-Casquet MJ, Saenz de Buruaga B, Delgado-Mingorance S, Blas-Diaz A, Cantero L, Padial M, Matas ME, Martinez NM, Salas P, Reboredo A, Lopez-Moro A, Corbalan M, Latorre JA, Martinez-Bebia M, Gimenez-Blasi N, Garcia-Sola J and Sanchez-Moreno G (2021) Use of Social Media, Network Avenues, Blog and Scientific Information Systems Through the Website Promoting the Mediterranean Diet as a Method of a Health Safeguarding. Front. Commun. 6:599661. doi: 10.3389/fcomm.2021.599661 (CC BY). Foto: Associação de Turismo do Porto e Norte (CC BY-NC-ND 2.0)