Concorrência britânica investiga compra de GIFs por Facebook

A Autoridade da Concorrência (Competition and Markets Authority ou CMA) do Reino Unido está a analisar a aquisição da Giphy pelo Facebook.

A operação, anunciada em Maio passado, “levanta questões de concorrência em relação à publicidade digital e ao fornecimento de GIFs”, considera a CMA.

Antes do anúncio formal do negócio para colocar a empresa no âmbito do Instagram, “a Giphy competia com o Facebook fora do Reino Unido em publicidade digital por meio de parcerias pagas com marcas, como Pepsi e Dunkin ’Donuts. A CMA encontrou evidências de que a Giphy planeou expandir as suas parcerias de publicidade digital para outros países, incluindo o Reino Unido”.

A aquisição poderá afectar plataformas rivais de redes sociais e, consequentemente, reduzir as escolhas para os utilizadores e aumentar a presença do Facebook neste mercado.

A Tenor, detida pela Google, é considerada em documentos internos da própria Giphy como um forte concorrente mas enquanto a Giphy conseguiu uma quota de mercado de 80-90% no Reino Unido, a Tenor ficou-se pelos 10-20%, seguindo-se a Gfycat com apenas 0-5%, segundo dados da CMA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.