Quanto vale o sector das TICE?

Emprega 108 mil pessoas, tem um volume de negócios de 16,6 mil milhões de euros e consegue facturar 4,8 mil milhões de euros em exportações.

Esta é a síntese do sector das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE), apresentada na publicação “Clusters de Competitividade – Pactos para a Competitividade e Internacionalização“, do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

No retrato destes “clusters“, o sector, refere ainda o documento, “caracteriza-se pela predominância de empresas de reduzida dimensão (93% das empresas são micro empresas, 5,9% são pequenas empresas, 1% são médias empresas e apenas 0,3% são grandes empresas)”. Apesar desta dimensão, dados de 2017 apontam que “cerca de 24% do total de empresas são exportadores”.

As TICE “assumem um papel transversal numa pluralidade de sectores industriais, de serviços e da administração pública, o que coloca o sector numa posição ímpar para dinamizar a adopção de boas práticas e impulsionar a transformação e modernização dos sectores referidos, transferindo para as empresas parte das suas competências e conhecimento, nomeadamente no que concerne à digitalização, à incorporação tecnológica, à formação digital dos recursos humanos das empresas e na transformação digital da administração pública contribuindo para reforçar a competitividade de toda a economia nacional”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.