Como as “mittens” de Bernie Sanders passaram de meme para a publicidade

O senador Bernie Sanders, eleito pelo estado do Vermont, foi uma das figuras centrais na tomada de posse dos novo presidente dos EUA, Joe Biden.

Sanders foi fotografado com umas “mittens” (luvas de lã fechadas, por vezes apenas uma separação entre o polegar e os restantes dedos) e a imagem foi replicada em diferentes situações. Brendan Smialowski, o seu autor, é fotógrafo “free lance” para a agência AFP.

O senador – que em Janeiro de 2020 figurou noutra campanha de memes – explicou que, no estado do nordeste dos EUA, as pessoas estão “mais preocupadas com o frio do que com a moda”.

Sanders contou ainda como tinha obtido as luvas e falou da autora das mesmas.

Nick Sawhney foi dos primeiros a democratizar a foto-montagem em diversos locais do mundo, que resultaram em mais de 9,8 milhões de memes, até ter de encerrar o site devido ao enorme tráfego.

A Federal Emergency Management Agency, dos EUA, através da conta do Twitter @Readygov, utilizou a foto para levar os utilizadores até ao seu site sobre alertas meteorológicos.

A própria loja online da campanha oficial do senador usou a imagem para vender roupa. O resultado das vendas será doado ao serviço comunitário Meals on Wheels Vermont mas, devido à enorme procura, as entregas demoram entre quatro a oito semanas.

Por fim, até as marcas mais ágeis se aproveitaram deste efeito Sanders. A revista AdAge mostra 18 utilizações publicitárias mas há mais, como neste caso da modelo Naomi Campbell.

Mas porque foi esta foto-imagem tão disseminada nas redes sociais, quando houve outras também com algum potencial humorístico?

O New York Times dá uma resposta possível: “num dia em que tudo era sobre Biden, foi de certa forma apropriado que Sanders, cujo maior apoio político na corrida presidencial veio de eleitores jovens, fosse, no entanto, a estrela do maior meme do dia ao nada fazer além de se sentar e cruzar os braços”.

Aliás, quando foi das eleições primárias para o Partido Democrata, “Sanders teve um número significativamente maior de seguidores online do que Biden, especialmente entre aqueles que costumam comunicar por memes”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.