A tabloidização das quase sempre negativas notícias sobre a Covid-19

O que interessa mais ao público: a ligação entre Trump e a hidroxicloroquina ou os desenvolvimentos nas vacinas para a Covid-19?

Demonstrando alguma tendência para a tabloidização, os principais meios norte-americanos dedicaram mais espaço às afirmações de Donald Trump sobre a hidroxicloroquina “do que todas as notícias combinadas que cobrem empresas e cientistas individuais a desenvolverem as vacinas para a Covid-19”.

Ao analisar “o tom dos artigos noticiosos em inglês relacionados com a Covid-19, escritos desde 1 de Janeiro de 2020”, investigadores detectaram como 91% das histórias dos principais meios de comunicação dos EUA foram “em tom negativo, contra 54% das principais fontes não norte-americanas e 65% das revistas científicas”.

Essa “negatividade” registada nos “principais meios de comunicação dos EUA é notável mesmo em áreas com desenvolvimentos científicos positivos, incluindo a re-abertura das escolas e os testes de vacinas”.

A análise consta do estudo “Why Is All COVID-19 News Bad News?“, realizada pelos investigadores Bruce Sacerdote e Ranjan Sehgal, do Dartmouth College, e ainda Molly Cook, da Brown University, divulgado em Novembro.

A mesma “negatividade dos media não responde às tendências de mudança nos novos casos Covid-19 ou às inclinações políticas do público”, mas elas reflectem os interesses dos principais consumidores de media nos EUA, que “preferem muito mais notícias negativas sobre a Covid-19 e notícias negativas em geral”.

Os investigadores afirmam que “as notícias dos casos crescentes com Covid-19 superam as histórias de casos decrescentes por um factor de 5,5, mesmo nos períodos em que os novos casos estão a diminuir”.

* Foto: Teseum (CC BY-NC 2.0)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.