* Compra online nesta Black Friday ou controla-se como se fosse #BuyNothingDay?
* Em Portugal, cerca de 97% das empresas com 10 ou mais pessoas tem computador ligado à Internet. 61% delas tem site Web, para disponibilizar descrição e preços ou remete para os perfis das redes sociais (78% e 56%, respectivamente). O comércio electrónico destas empresas foi cerca de 20% do total do volume de negócios em 2019
* Um terço dos portugueses com perfil em redes sociais já comprou directamente numa plataforma social
* Conselho antigo mas bom: “Se comprar online, use o computador“. Outro conselho para as compras online: “#nãosejaspato”
* Percentagem de quem comprou online em 2019
* Manobras das empresas para se comprar mais online incluem assediar os seus trabalhadores
* Consumo sustentável com escolhas ecológicas
* A Amazonificação do planeta está para ficar mas devem as empresas de comércio electrónico receá-la? Parar a Amazon contribui para acabar com o pequeno comércio?
* Como a Amazon se tornou um “gigante pandémico” com os confinamentos, sem inovação ou automação. E está o Covid-19 a mudar os hábitos de compras online?
* Insegurança em produtos vendidos na Amazon ou eBay
* A Amazon é um conhecido exemplo de empresa com um programa de vigilância dos seus trabalhadores, no “Global Intelligence Program”, mas também contra os direitos cívicos e ambientais
* Porque estão smartphones nas árvores perto dos armazéns da Amazon?
* Em 2016, a Social Capital mostrou como cada despesa era uma oportunidade para a Amazon, que usou dados da concorrência para criar e melhor posicionar os seus próprios produtos. Uma das visadas foi a DefinedCrowd, da portuguesa Daniela Braga
* Apesar do que o CEO da Amazon diz aos políticos, manteve a venda de artigos de desinformação (não foi a única)
* Sobre a sobrevivência da concorrência: “Se quer ganhar dinheiro – dinheiro a sério – nas finanças, tem de encontrar maneiras de sabotar os seus clientes, os seus concorrentes ou o governo“. Enfim, “Welcome to the United States of Amazon”
* Os emails de phishing aumentaram em Novembro, antecipando Black Friday, e os ataques DDoS também
* Futuro do comércio electrónico: compre agora, pague depois?