Como as redes sociais (não) agilizam a publicidade para os utilizadores

“Todo o negócio da publicidade digital baseia-se numa série de fraudes que, se expostas, podem derrubar a economia digital”, afirma Tim Hwang (ex-director de políticas do Google), num texto que termina afirmando “não é segredo para nenhum de nós que trabalha na publicidade digital que é precisa transparência – tanto das plataformas como dos anunciantes”.

Numa recente carta aberta, responsáveis ​​da Mozilla, Center for Responsive Politics e de universidades reclamam o mesmo mas querem mais.

“Embora acreditemos que as plataformas precisam de continuar a fortalecer os seus procedimentos de verificação de anunciantes e anúncios, é claro que esse não é um problema que as plataformas de publicidade podem resolver por si mesmas, como elas próprios reconhecem”, escrevem, alegando que “a verificação feita apenas pelas plataformas não está a funcionar; a transparência pública de todos os anúncios, incluindo gastos com publicidade e informações de segmentação, é necessária para que os anunciantes possam ser responsabilizados quando enganam ou manipulam os utilizadores”.

Segundo investigação revelada pelos autores, “o design do sistema da plataforma de publicidade permite que os anunciantes discriminem os utilizadores com base no género, raça e outros atributos confidenciais; a optimização da entrega de anúncios da plataforma pode ser discriminatória; os algoritmos de apresentação dos anúncios podem estar a causar polarização e a dificultar que as campanhas políticas alcancem eleitores com visões políticas diversas”.

Por fim, argumentam que “os patrocinadores gastaram mais de 1,3 mil milhões de dólares em anúncios políticos digitais, mas a divulgação é muito inadequada”.

Perante este cenário, o que vêem realmente o Facebook e outras redes sociais no perfil e interacções dos seus utilizadores para afinar a forma como lhes apresenta a publicidade?

Este pequeno vídeo da Privacy International tenta ajudar nessa resposta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.