PET para a partilha de informações na cibersegurança

A partilha de informação entre a comunidade da cibersegurança é um dos maiores desafios. Sendo necessária essa partilha no âmbito da segurança colectiva para evitar desenvolvimentos paralelos e investimentos desnecessários, não é fácil partilhar o que muitas vezes podem ser considerados segredos comerciais.

No início de Outubro, o World Economic Forum (WEF) publicou o relatório “Cyber Information Sharing: Building Collective Security” onde identifica sete principais barreiras à partilha dessa informação.

Uma das soluções emergentes são as tecnologias de aumento da privacidade (de “Privacy-enhancing technologies” ou PET), “uma forma fundamental de superar os desafios implícitos na necessidade de fornecer um melhor paradigma de partilha de informações. Elas podem oferecer uma maior ciber-resiliência entre organizações e ajudar a impulsionar acções colectivas contra os cibercriminosos por meio de parcerias mais profundas entre sector privado e órgãos governamentais”, refere o WEF.

As PET garantem os benefícios da partilha de dados com os requisitos de protecção e de privacidade desses dados. Daí antecipar-se a sua importância no futuro, “porque podem superar qualquer falta de confiança, bem como satisfazer as regulamentações da privacidade e de mandatos legais”.

Este cenário assenta em três recursos “potencialmente transformadores:
1. Análise de dados segura e federada: as organizações podem ter os seus dados cifrados analisados ​​por inteligência artificial e analistas sem revelar os dados subjacentes.

2. Ligação segura de dados: várias organizações podem contribuir com dados cifrados para análises e investigações descentralizadas conjuntas.

3. Pesquisa segura: as organizações podem enviar consultas cifradas às bases de dados umas das outras sem revelarem os detalhes das suas pesquisas“.

Em resumo, escrevem os autores do texto, “é preciso um novo paradigma de partilha de informações” e, neste âmbito sensível, as PET podem ser uma resposta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.