O impacto da IA no sector dos media

As tecnologias de inteligência artificial (IA) estão a ser usadas nas redacções britânicas desde, pelo menos, 2017, como ferramentas para os autores “identificarem, compilarem e resumirem materiais de investigação; soluções para os editores efectuarem verificações precisas e rápidas de qualidade de linguagem e de plágio nos seus conteúdos; e gerar ‘insights’ para melhorar as estratégias de marketing e melhorar a qualidade dos serviços que os editores fornecem aos clientes e fornecedores”.

A análise é feita por Catherine Etienne, associada sénior da Frontier Economics e autora do estudo “People Plus Machines: The Role of Artificial Intelligence in Publishing“.

Os investimentos em IA nesta indústria têm um lado negativo, tendo como desafio principal a própria tecnologia. “Dois terços das grandes editoras disseram que adquirir as capacidades técnicas de IA necessárias foi uma barreira significativa para o investimento”, contornada por vezes numa “actividade colaborativa significativa entre editores e organizações de investigação em IA, como universidades e empresas privadas”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.