Uma relação de amor/ódio com a ciência

“A sindemia do Covid-19 está a entrar na sua fase mais perigosa. Há uma quebra crescente de confiança. Não apenas entre políticos e o público. Mas também entre políticos e públicos com a ciência e os cientistas. Essa quebra de fé com a ciência é muito mais ameaçadora”. O aviso é de Richard Horton, director editorial da revista científica The Lancet.

Na realidade, trata-se de um alerta antigo já avançado por vários autores há algum tempo. “A descrença será um dos efeitos mais devastadores para a literacia científica, ao ‘questionar o valor da investigação e do conhecimento científicos'”, dizem. Isso ocorreu em epidemias anteriores e “reduz significativamente a confiança nos cientistas e nos benefícios do seu trabalho”, assim como “piorará a percepção da sua honestidade e enfraquecerá a crença de que as suas actividades beneficiam o público”.

O resultado reflecte-se também num público adverso à resposta política ao Covid-19, que pretende “mais restrições às nossas liberdades”. Em Inglaterra, quando os jornais apontam como “Boris é agora prisioneiro dos cientistas“,  um professor de sociologia, Robert Dingwall escreveu como “nos encontramos nas mãos de uma elite científica e médica com conhecimento limitado da humanidade e das suas necessidades”.

Basta recuar um ano para perceber que nem sempre foi este o entendimento público da ciência.

Se a inteligência artificial, a automação laboral ou os alimentos geneticamente manipulados geram receios públicos, um recente estudo internacional mostrou como os cientistas e a sua investigação “são amplamente vistos de uma maneira positiva pelos públicos globais, e a grande maioria acredita que os investimentos do governo em investigação científica trazem benefícios para a sociedade”.

O estudo, feito antes da pandemia do Covid-19 em 20 países, da Alemanha à Suécia, revela como “uma média de 82% considera valioso o investimento do governo em investigação científica.

* Foto: The National Guard (CC BY 2.0)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.