25 anos de emojis

2020 viu o lançamento de 117 novos emojis, incluindo o “bubble tea“, o cartaz e a bandeira transgénero, aumentando o número de pictogramas populares para 3.136. Entretanto, já foram anunciados 217 novos emojis para lançamento em 2021, o que aumentará o número para 3.353. Os utilizadores podem começar a enviar emojis como o coração em chamas, uma mulher com barba e casais inter-raciais durante o ano.

Que emojis aparecem nos telefones das pessoas e nas suas plataformas de media social não é arbitrário e foi coordenado pelo Unicode Consortium desde 1995, quando os primeiros 76 pictogramas foram adaptados por uma organização sem fins lucrativos dos EUA. O Consortium supervisiona o inventário de caracteres do processamento de texto electrónico desde 1991 e define um padrão para símbolos, caracteres em diferentes formas e – por último, mas não menos importante – os emojis, que são codificados uniformemente em diferentes plataformas, embora os estilos possam variar entre fornecedores.

Mesmo que as primeiras listagens Unicode sejam anteriores, um conjunto de 176 pictogramas simples foi inventado em 1999 pelo designer de interfaces Shigetaka Kurita para uma operadora telefónica e é considerado o precursor dos emojis modernos. O conceito ganhou popularidade no Japão e, em 2010, o Unicode efectuou um enorme lançamento de mais de 1.000 emojis para acompanhar a tendência crescente – e o resto é história.

https://assets.weforum.org/editor/responsive_large_webp_83N_JP8F6Cspnsk8VLciEbyMg1rf45SI8j_CybkrBYY.webp

Desde 2015 que diferentes cores de pele estão disponíveis nos emojis. 2014 viu o lançamento do emoji anti-bullying “eye in speech bubble” em cooperação com o The Ad Council, que produz anúncios de serviço público nos EUA. Casais e famílias do mesmo sexo ficaram disponíveis desde o primeiro grande lançamento de emojis em 2010.

Actualmente, estima-se que mais de 5 mil milhões de emojis são usados ​​todos os dias no Facebook e no Facebook Messenger, sendo a passagem do ano o dia mais popular para usá-los, de acordo com a rede social. O emoji mais popular no Facebook, assim como no Twitter, é o “laughing face with tears of joy”, enquanto o emoji do coração reina no Instagram.

* Texto de Katharina Buchholz publicado no World Economic Forum. Reproduzido sob licença Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International. Foto: Emojipedia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.