Microbots em movimento

Investigadores na Cornell University conseguiram colocar micro-robôs do tamanho de um cabelo a deslocarem-se de forma controlada, usando actuadores ou “motores que permitem a um robô mover-se”.

“O controlo é tão preciso que a equipa conseguiu movimentar em simultâneo as pernas de um batalhão de microbots numa ‘marcha’ coordenada”, explica a Singularity Hub. “Controlar um pequeno robô é talvez o mais próximo que se pode chegar a alguém encolher-se. Acho que máquinas como estas nos levarão a todos os tipos de mundos incríveis que são pequenos demais para serem vistos”, afirmou um dos autores do estudo.

O resultado da investigação é “um avanço importante em direcção a robôs funcionais fabricados em massa, baseados em silício, que são pequenos demais para serem vistos a olho nu”, diz o artigo científico onde se anuncia a inovação, “Electronically integrated, mass-manufactured, microscopic robots“.

Num texto a acompanhar a descoberta, aponta-se como os autores “usaram um novo conceito de design para os seus micro-robôs”, dado que “como os actuadores podem ser operados por correntes eléctricas de baixa potência que normalmente fluem através dos circuitos electrónicos, os sensores e os componentes lógicos podem ser perfeitamente integrados nos actuadores… Isto abre as portas para que os últimos 50 anos de investigação na micro-electrónica sejam incorporados em robôs tão pequenos que não podem ser vistos pelo olho humano”.

Em resumo, está-se bem longe do que foi considerado “o primeiro robô da história“, o tocador de trompete criado em 1810 por Johann Friedrich Kaufmann. O autómato fixo, de 1,80m resistiu até aos nossos dias (está no Deutsches Museum, em Munique).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.