Investigação real a partir de imagens virtuais

O Microsoft Flight Simulator 2020 (MFS2020) consegue disponibilizar modelos de zonas de conflitos e de catástrofes ecológicas com potencial para serem analisados por jornalistas de investigação.

“Embora os modelos 3D do jogo não sejam precisos o suficiente para serem fiáveis na geolocalização, a forma como o jogo renderiza a topografia, junto com a sua iluminação dinâmica e recursos climáticos, podem ajudar nos recursos de investigação, dando aos investigadores uma ‘sensação’ dos lugares que estão a explorar”, nota Giancarlo Fiorella, do Bellingcat.

Ele apresenta vários casos em que, apesar de algumas das limitações que o programa apresenta, ele pode ter efeitos visuais que ajudam a entender localizações como a do U.S. Customs and Border Protection Central Processing Centre, no Texas, que albergou principalmente crianças em péssimas condições.

Um campo de re-educação em Kashgar, crateras de conflitos armados na Ucrânia, imagens do (destruído) Donetsk International Airport, zonas desflorestadas da Amazónia ou os danos ambientais da mina venezuelana Las Claritas são alguns dos exemplos mostrados no artigo. Algumas comparações com os locais podem ser vistas aqui.

Em conclusão, refere Fiorella, “o mundo simulado do MFS2020 é visualmente impressionante e envolvente, proporcionando uma experiência de jogo memorável. Como uma ferramenta para investigações de código aberto, o jogo tem algum potencial. A capacidade de preencher cidades e vilas com modelos 3D é uma grande parte do que o torna divertido de jogar, mas da forma que está, tem um potencial muito limitado para auxiliar na geolocalização devido às imprecisões que observámos. De forma mais geral, a renderização das características topográficas – combinada com o seu clima dinâmico e recurso temporal – pode ajudar os investigadores a visualizar os lugares com os quais estão a trabalhar”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.