Um dilema social

O documentário “The Social Dilemma” estreia esta quarta-feira, 9 de Setembro, na plataforma Netflix.

“Usamos o Twitter, fazemos ‘Like’ e partilhamos – mas quais são as consequências de nossa crescente dependência dos media sociais”, questiona-se neste trabalho dos Exposure Labs.

As respostas, que “revelam como a media social está a reprogramar a civilização, expondo o que está escondido do outro lado do ecrã”, são dadas por vários conhecedores do problema, incluindo membros do Center for Humane Technology.

Uma crítica na The Verge: “pequenos e tóxicos espaços online já provaram ser adeptos de sequestrar uma reacção simples contra a Big Tech, apresentando-se como alternativas. ‘The Social Dilemma’, por outro lado, não oferece um retrato terrivelmente convincente da vida sem o seu clone fictício do Facebook. Ele pressupõe que, quem não estivesse a navegar pelo ‘feed’, seria atraído por ‘tête-à-têtes’ espontâneos ou lendo o livro sociopolítico de 700 páginas de Zuboff, The Age of Surveillance Capitalism… em vez de tablóides, telefones, filmes, televisão, centros comerciais, pornografia, programas de rádio, fóruns na Internet ou qualquer uma das milhões de outras actividades que antes eram acusadas de matar bons livros e conversas”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.