Apple deve lançar um motor de busca?

A Apple pode vir a concorrer com os motores de busca Google Search, Bing da Microsoft ou o Yahoo. Para isso, poderia adquirir e melhorar o quarto nessa lista, o DuckDuckGo.

Há vários “sinais” de que a empresa pode estar para lançar um produto concorrente: “mudanças no Spotlight Search no iOS e iPadOS 14 beta, uma actualização significativa na sua página de suporte do [seu ‘Web crawler’] Applebot e um aumento no rastreamento pelo AppleBot significam que a Apple pode lançar um motor de busca em breve”. A sua oferta de empregos nessa área aumenta a especulação.

As razões para uma decisão dessas não passam pela pressão do dinheiro, apesar de afectar a Google, a quem paga pelo motor de busca.

As contas da Forbes antecipam um prejuízo anual de 15 mil milhões de dólares, dos quais sete milhões se referem ao uso preferencial do motor de busca da Google no iOS. Esta empresa lucra 25 mil milhões em publicidade das pesquisas nos iPhone, iPad e Mac.

A Apple poderá obter menos benefícios publicitários mas cresce na promoção das suas aplicações para os resultados das pesquisas, mantendo o seu ecossistema fechado e mais controlado e integrado com outros serviços e produtos.

A possibilidade de lançamento de um motor de busca próprio foi antecipado em Junho passado mas, desde então, nada foi tornado público.

Toni Sacconaghi, analista da Bernstein, considerou que a empresa devia pensar no assunto. A compra da DuckDuckGo deve orçar em cerca de mil milhões de dólares.

* Foto: Ana Belén Ramón (CC BY-NC-SA 2.0)

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