Gerir o distanciamento das multidões

Com as regras do distanciamento social a vigorar na maior parte dos locais urbanos, como se podem modelar as necessidades desses espaços públicos tendo em atenção que as pessoas vão continuar a percorrê-los? Como se antecipam os potenciais problemas da circulação pedreste e automóvel num modelo que pretende reproduzir o mundo em tempo real?

Investigadores da Utrecht University e da empresa uCrowds desenvolveram um simulador com esse fim. O seu trabalho tem vários anos mas foi agora adaptado para ajustar as métricas do distanciamento social na pandemia.

O programa de software “permite que os utilizadores criem e executem modelos para simular o comportamento realista da multidão, incluindo como as pessoas se movem num espaço e como evitam colisões dentro dos ambientes. As simulações são executadas em ambientes realistas para estudar a eficácia dos seus métodos”, explica Roland Geraerts da referida universidade holandesa, onde ensina simulação de multidões.

Ele já coordenou este tipo de projectos para a partida do Tour de France, em 2015, que levou 800 mil espectadores à cidade holandesa de Utrecht.

Outras simulações foram realizadas na estação ferroviária de St. Pancras, em Londres, no aeroporto de Schiphol, durante o Festival de Beschaving e situações de retirada de pessoas em caso de emergência em estações do metro em Amesterdão.

Há 13 anos que ele efectua este tipo de simulações e garante que os modelos “podem ser ampliados imensamente” – usando “um computador suficientemente rápido, o nosso mecanismo de simulação pode simular até 550 mil pessoas em tempo real”.

O software consegue igualmente antecipar situações. “Por exemplo, se simular 20 mil pessoas, pode avançar a simulação para 35 vezes a velocidade real. Isso significa que o software também pode olhar para o futuro e alertar as autoridades para encerrar rotas de acesso em áreas que estão a ficar muito ocupadas”, diz Geraerts.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.