Quem sou eu, reconhecimento facial?

Um algoritmo desenvolvido por investigadores da empresa de cibersegurança McAfee consegue enganar os sistemas de reconhecimento facial, como os usados em aeroportos.

Ao conseguir enganar o sistema para pretender que a pessoa visualizada é outra que nem sequer necessita de estar presente, a empresa consegue demonstrar a fragilidade destas ferramentas.

O sistema recorre à “machine learning” para criar “uma imagem que parece de uma pessoa aos olhos humanos, mas foi identificada como outra pessoa pelo algoritmo de reconhecimento de rosto – o equivalente a enganar a máquina para permitir que alguém embarque num voo”, apesar de poder constar de uma lista em que não está autorizado a voar.

Se a imagem for comparada com uma foto de passaporte, “podemos de forma realista e repetida causar esse tipo de classificação incorrecta”, afirma um dos co-autores do estudo, Steve Povolny. Para eles, o objectivo do projecto é demonstrar as “fragilidades inerentes nestes sistemas de inteligência artificial”, mostrando a necessidade de manter seres humanos neste tipo de tarefas de vigilância.

AI transforming photo

Num outro exemplo, um sistema consegue alterar as “selfies” para parecerem imagens captadas por terceiros.

As fragilidades são tão evidentes que um grupo de entidades, entre as quais a Adobe, o Twitter e o New York Times revelaram um plano para garantir alguma veracidade nas fotografias e vídeos “perante a crescente vaga da falsidade digital” no que é vulgarmente conhecido por “deepfakes”.

A Content Authenticity Initiative quer impor uma norma aberta para a autenticação destes formatos, usando uma assinatura digital ao nível do hardware (em smartphones, por exemplo) ou em programas de software, como o Photoshop.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.