A remover a conspiração das teorias

O realizador Kirby Ferguson lançou há poucos dias o mini-documentário “Trump, QAnon and The Return of Magic”, sobre o “mundo turvo de Trump, QAnon, 5G, Covid, vacinas, satanismo e muito mais”.

No seu site “This is Not a Conspiracy Theory“, onde dinamiza a venda do documentário com o mesmo título, ele explica ainda o que estas teorias “revelam de nós” e da vontade de “obter conclusões onde não há nenhuma para encontrar”, como se explicava em 2015.

Ferguson ficou conhecido pelo documentário “Everything Is A Remix“, lançado online, um vídeo “altamente politizado sobre a natureza da criatividade e a corrupção nas bem-intencionadas leis dos direitos de autor por interesses corporativos”.

O “This is Not a Conspiracy Theory”, antecipou o diário britânico, “não será finalizado durante muito tempo”. Um exemplo ocorre com os QAnon, que o FBI considerou ser “uma das teorias da conspiração mais perigosas a representar ameaças terroristas domésticas aos Estados Unidos”, com um historial de incitações de violência pelos seus seguidores.

O movimento tem o apoio de Trump, que “amplifica as suas contas e até alguns dos seus memes“, e candidatos assumidos às primárias para as eleições nos EUA em Novembro.

Tudo “isto não é novidade, mas quando se olha para as raízes do motivo pelo qual as pessoas são atraídas para o pensamento conspiratório, é porque elas têm motivos para acreditar que existe uma conspiração por trás de como o mundo funciona. Sentem-se perdidas. Muitas informações estão ocultas ou decisões importantes foram tomadas de maneiras que não entendem. Eles vão preferir acreditar em algo de um fórum que encaixe nos seus preconceitos e seja mais fácil de ler e consumir do que o consumo de notícias ou ler um PDF chato de 1.000 páginas de um site do governo explicando decisões políticas complexas”, sintetiza Adrian Hon, CEO da Six to Start, uma empresa de jogos de realidade alternativa (ARGs).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.