Empresas de publicidade devem validar RGPD

Os responsáveis publicitários devem revalidar junto dos seus leitores a futura recolha de dados pessoais.

Após 15 de Agosto e até 30 de Setembro, “os editores devem solicitar aos utilizadores o consentimento para agregar dados para lhes re-exibir anúncios” publicitários, recorda a Digiday.

A medida é requerida no âmbito da nova versão do Transparency and Consent Framework (TCF 2.0), desenvolvida pelo Internet Advertising Bureau e anunciada em Agosto de 2019.

Após uma primeira versão que favorecia as empresas de publicidade, a TCF 2.0 pretende normalizar o sector da publicidade programática nos media para conformidade com o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD).

Esta nova versão devia ter sido lançada em Março mas foi adiada para Agosto próximo. Ela foi melhorada para clarificar como as empresas de recolha de dados pessoais, como a Google, os podem usar.

No caso específico desta empresa, o seu envolvimento “é um benefício e causa alguma consternação”. Porque a “Google controla grande parte do mercado publicitário, integrar o TCF é essencial para o sucesso deste ‘framework’. Mas os editores ainda querem obter mais detalhes” sobre o que irá realmente acontecer.

Apesar de um antecipado empenho na iniciativa, a Google apenas deverá integrar o TCF em Agosto próximo.

Dos cerca de 600 envolvidos na primeira versão, a TCF 2.0 já conta com cerca de 460.

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