Ter (e vender) uma versão sintética

“Gostaria de vender a sua imagem a empresas que querem porta-vozes com aparência realista na forma de um avatar sintético”? A questão é colocada pelo Future Today Institute, que recorda como o estúdio de produção de inteligência artificial (IA) Alethea.ai estabeleceu uma parceria com os Oasis Labs para desenvolver um mercado online para “personagens geradas em IA”.

Esta venda de personagens sintéticas – ou “synths” – assemelha-se às possibilidades nos catálogos de venda de fotografias de modelos. Elas podem ser “oportunidades de negócio para publicidade, marketing, vendas e atendimento ao cliente – na forma de porta-vozes mais baratos e mais fáceis de controlar e bots de atendimento ao cliente semelhantes a humanos que oferecem interacções pessoais autênticas”.

Em paralelo, podem emergir novos mercados como o da preservação de eventos, podendo “fazer perguntas para uma versão com cinco anos ou ouvir a sua mãe a ler para você muito tempo após ela ter morrido”. E com a sua voz preferida:

Outras questões difíceis passam por determinar, “num mundo sintético, quem é dono do seu próprio rosto? Pode alguém programar uma versão sintética de alguém, com intuitos prejudiciais e influenciar as próximas eleições?

Basta lembrar como um vídeo de 2019 mostrou a presidente da Câmara dos Representantes nos EUA, Nancy Pelosi, a falar como se estivesse bêbada. A filmagem tinha sido manipulada e antecedeu uma outra do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em que aparecia a dizer coisas que nunca tinha dito. O vídeo tinha sido criado usando um vídeo dele real “treinado” para dizer o que os seus autores queriam.

No futuro a breve prazo, “os mercados para contratar, de compra e venda de media sintética, bem como dos seus atributos, estarão mais amplamente disponíveis”, assegura-se.

Algum do potencial destes seres sintéticos já pode ser antevisto nas propostas do Neon (da Samsung’s Technology and Advanced Research Labs ou STARLabs), da Talespin ou do vendedor da TwentyBN.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.